02

Formada em Medicina pela UFMG, sou especialista em Clínica Médica e Acupuntura. Atuo em consultórios e projetos comunitários de promoção à saúde.

Natural de Ituiutaba, completei a graduação em Medicina na UFMG em 1982. Em seguida, dediquei-me ao estudo de Doenças Tropicais (UFBA) e Medicina Interna (UFMG) (descrição).

Ainda no começo da carreira, interessei-me pela influência do comportamento no processo de adoecimento. Por isso, busquei soluções além das medicamentosas para tratar dores crônicas, desordens do sono, traumas e transtornos de ansiedade.

Concluí a formação em Respiração Holotrópica, um método terapêutico que conduz o paciente a encontrar a própria cura. Especializei-me em acupuntura e, a partir disso, ganhei outro olhar para o diagnóstico. 

Participei da constituição do Serviço de Saúde na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com foco na saúde da mulher e da criança.  Trabalhei na FIOCRUZ (RJ) no início da epidemia de AIDS, quando também participei da coordenação clínica do Instituto Nacional de Infectologia e do grupo de pesquisa sobre a doença de Chagas.

Desde 1995 em Ituiutaba, atuo na clínica médica com diagnóstico e tratamento que abrangem os cuidados da Medicina Chinesa, como acupuntura, e da Medicina Comportamental, como meditação alinhada a redução do estresse e dores crônicas. Sou adepta do movimento médico “Choosing Wisely” (Escolhendo com Discernimento), que estimula o uso moderado de exames e medicamentos.

Além disso, promovo ações comunitárias como ensino-aprendizagem para professores, pais e pedagogos e treinamento de recursos humanos. Participo de programas televisivos e radiofônicos de educação popular e ministro oficinas para tratamento e prevenção de osteoporose.

Especificamente para mulheres, coordeno o Mulheres em Movimento, encontro debate temas como gravidez e lactação, saúde no pós-parto e na menopausa, sexualidade e dignidade feminina nas relações pessoais.